Com forte presença brasileira, ProWein acontece na Alemanha
14 de março de 2025
Com oito vinícolas brasileiras confirmadas, a ProWein – maior feira de vinhos do mundo – promete ser o encontro mais importante para o setor em 2025. O evento, que acontece em Düsseldorf, na Alemanha, entre 16 e 18 de março, reúne expositores e especialistas do setor em busca das últimas tendências, novos rótulos e oportunidades de negócios.
Em 2024, a participação brasileira gerou mais de US$ 680 mil em negócios imediatos e projetou um faturamento de US$ 1,46 milhão para os meses seguintes. A internacionalização do setor é promovida pela Wines of Brazil, projeto do Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil.
“O nosso projeto busca promover o vinho brasileiro no mercado internacional através de um plano estratégico. A ideia é divulgar as vinícolas brasileiras em países selecionados... essa caminhada nossa que já tem mais de 20 anos”, explicou, Rafael Romagna, Gerente de promoção internacional do Consevitis-RS.

Brasil deve registrar em 2025 a maior safra de vinhos da década
Mesmo com as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, a produção nacional de uvas para vinhos deve alcançar um recorde de 765 milhões de quilos em 2025, segundo a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA). Esse volume representa um crescimento de mais de 40% em relação ao ano anterior.

O Rio Grande do Sul, responsável por quase 90% da produção nacional, enfrentou perdas significativas, mas as condições climáticas favoráveis no início de 2025 compensaram os impactos. "A maturação da uva foi ideal, com um equilíbrio entre períodos secos, calor intenso e chuvas na medida certa", explica Daniel Panizzi, presidente da UVIBRA.
